quarta-feira, 7 de setembro de 2011

desabafo...

Solidão: é um sentimento no qual a pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma actividade com outra pessoa, não por que, simplesmente se isola, mas por que os seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme.


Todos temos momentos de solidão. Ninguém é imune. Todos algures na nossa vida já a experienciámos. Como seres sociais que somos, dependemos de relações amistosas, amorosas, familiares, etc... a educação duma criança com pais nunca é a mesma que uma orfão. Essa (falta de) relação familiar afecta o desenvolvimento pessoal e social da criança.

"Todo o inferno está contido nesta única palavra: solidão." Victor Hugo

 Porque é que temos de encontrar uma pessoa perfeita para nós? Porque é que sendo o Homem uma criatura (quase) perfeita, precisa de outra pessoa igual a si para ser feliz, precisa da sua alma-gémea? Antes de saber o que realmente era solidão ouvia as histórias dos idosos que envelheciam sozinhos sem as suas "almas-gémeas". Lembro-me de ouvir frases como "tão triste" ou "que pena...". Eu ouvia-as mas não compreendia bem a extensão de tal "tristeza" e tal "pena". Porque é que temos de encontrar essa tal pessoa se no caminho até a encontrarmos já temos o nosso coração completamente despedaçado de tantos fracassos? Porquê encontrar a pessoa, se o nosso "amor" não será completo por cicatrizes e feridas antigas que limitam o bater do nosso coração?





Tenho inveja de quem encontra o "amor da sua vida" à primeira vez. Esses são os casais que demonstram o seu amor da melhor maneira possível. São aqueles que são capazes de dizer um "Eu amo-te" verdadeiro, sincero, puro, sem limites. E não um "Eu amo-te" receoso, gaguejado, com suores frios, com medo de que aconteça o que previamente já tenha acontecido.



Sim, eu tenho cicatrizes. Não o nego. Tenho feridas. Algumas saradas, algumas ainda abertas. Mas apenas aprendi com isso. Não me tornei frio, não me tornei fechado emocionalmente, apenas tenho mais receios...
Sempre vivi a minha vida tentando sempre fazer o que me apetecia. O arrependimento de não o fazer seria maior que o de o fazer. Mas aprendi que no que toca a "Amor", a razão pelo que as pessoas dizem "se nao tentares, nunca saberás" é porque não é o coração delas encostado à parede por uma espada. É preciso uma coragem enorme para dizer a alguém "Eu amo-te". Coragem que nunca tive até hoje... E penso que nem tão cedo terei...


Obrigado por este desabafo... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário